terça-feira, 19 de abril de 2011

2012 poderá ser “Ano Jorge Amado”

O ano de 2012 poderá ser o Ano Nacional Jorge Amado. É o que pretende o Projeto de Lei de autoria do Deputado Federal Márcio Marinho, que institui a data em comemoração ao centenário de nascimento do escritor.
O parlamentar justifica a homenagem em função da grande importância de Jorge Amado para a Bahia e o Brasil, um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos.
“Amado foi superado, em número de vendas, apenas por Paulo Coelho, mas, em seu estilo - o romance ficcional -, não há paralelo no Brasil, e em 1994 viu sua obra ser reconhecida com o Prêmio Camões, o Nobel da língua portuguesa”, ressalta Marinho.
No documento, o parlamentar lembra que Jorge Amado é o autor mais adaptado da televisão brasileira, com sucessos como Tieta, Gabriela e Tereza Batista, além de Dona Flor e Seus Dois Maridos.
A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão e seus livros foram traduzidos em 55 países, em 49 idiomas, existindo também exemplares em braille e em fitas gravadas para cegos.
“Nosso projeto visa estabelecer o reconhecimento póstumo a este grande escritor brasileiro no ano em que comemoraria cem anos de nascimento”, afirma Marinho.


Fonte: Site Notícia Capital

Nenhum comentário:

Postar um comentário