quinta-feira, 16 de junho de 2011

Obra de Jorge Amado é atração na tela da Unitins




O filme Quincas Berro D’água (2010), dirigido por Sérgio Machado, será  exibido na próxima segunda-feira, 20, às 19h, no auditório da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins, em Palmas, na segunda edição de 2011 do projeto Cinema e Literatura em Debate. O filme é baseado na obra A morte e a morte de Quincas Berro D’água, do escritor baiano Jorge Amado, escrita em 1958. O encontro será mediado pelas professoras Liliane Scarpin e Siberia Lima.


Quincas
Berro D’água é uma comédia com Paulo José, Marieta Severo, Mariana Ximenes, Milton Gonçalves, Othon Bastos, Vladimir Brichta, entre outros, e apresenta Joaquim Soares da Cunha, um respeitado funcionário público, pai e marido dedicado e exemplar que, após se aposentar, abandona a família, a respeitabilidade, os amigos e a tradição. No decorrer da trama o protagonista, agora chamado de Quincas, morre três vezes.

“A obra fala de um malandro dos dias
atuais que, na verdade, é uma pessoa que mudou de vida, trocou a vida que tinha por outra. Nós vamos trabalhar a questão do apolíneo, dionisíaco, dentro da literatura. E é fantástico, pois as coisas acontecem, de maneira, assim, sobrenatural.
É comum a sociedade querer que se seja como ela quer, seguindo o estereótipo da pessoa honrada, honesta e de repente o indivíduo querer viver de outra forma, como é o caso do Quincas”, comenta Liliane.

A professora
Siberia Lima destaca que, “quando o cinema se apropria, fazendo a convergência de uma obra literária para a cinematografia, proporciona uma democratização do conhecimento, pois quem ainda não leu o livro tem a oportunidade de travar conhecimento com a trama.
Quincas Berro D’água fala de conflitos humanos, e esses não têm época, de modo que é uma obra bastante atual. Trata da auto-cobrança e da cobrança da sociedade, por exemplo, e é muito importante discutir esse tema à luz da literatura e do cinema”.

O Cinema e Literatura em Debate é resultado da fusão do Cinema e Literatura e do
Doc Debate, projetos que já vinham sendo realizados na Unitins, e é coordenado pelos professores Cristiane Tavares Jordão de Vasconcelos, João Nunes, Kyldes Batista Vicente, Liliane Scarpin da Silva Storniolo e Silvana Lovera Silva. Os coordenadores do evento desenvolvem projetos ligados à literatura e ao audiovisual no Grupo de Pesquisa “Literatura, Arte e Mídia”, cadastrado no CNPq pela Pró-Reitoria de Pesquisa.

Fonte: Portal Stylo

Nenhum comentário:

Postar um comentário