sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Jorge Amado é ignorado na terra natal

A cidade de Itabuna




Em Itabuna, sua terra natal, o aniversário de Jorge Amado foi lembrado apenas pela Associação Amigos da Cultura, que promoveu, na quarta à noite, o evento “Um para cem”, em Ferradas. O escritor nasceu neste distrito de Itabuna.


Os artistas locais criticaram a Ficc, Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, por deixar passar a data em branco e ignorar um dos escritores mais famosos da história da cidade. A diretoria da fundação alegou falta de verbas. Mas recebe R$ 600 mil por ano.


Jorge Amado nasceu no dia 10 de agosto de 1912 na antiga Vila de Ferradas, em Itabuna, e morreu no dia 6 de agosto de 2001, em Salvador. Além do teatro e cinema, ele foi o escritor com o maior número de adaptações para a televisão brasileira.


Seus livros venderam mais de 20 milhões de exemplares e foram traduzidos em 55 países, em 49 idiomas. Mas em Itabuna, pelo visto, isso não tem nenhuma importância. Já a vizinha Ilhéus, onde Jorge Amado morou alguns anos, pensa diferente.


Na quarta-feira estreou o espetáculo “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, em cartaz até domingo no Teatro Municipal de Ilhéus. A apresentação foi programada para dois horários. O primeiro foi às 18 horas e o outro às 21 horas.


A peça faz parte das comemorações de aniversário do escritor itabunense que, se estivesse vivo, teria completado 99 anos na quarta-feira. Dona Flor é inspirada em um de seus romances e tem no elenco Marcelo Faria, Carol Castro e Duda Ribeiro.


A iniciativa de comemorar o aniversário de vida de Jorge Amado é da Fundação Cultural de Ilhéus e integra o projeto “99 + 1”, numa referência à abertura do centenário de nascimento do escritor grapiúna, no próximo ano.


Fonte: Jornal A Região do UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário