sexta-feira, 22 de junho de 2012

Flip vai homenagear Jorge Amado




Walcyr Carrasco, autor da novela "Gabriela", e o escritor João Ubaldo Ribeiro farão uma homenagem a Jorge Amado na Flip ( Festa Literária Internacional de Paraty) deste ano.

A organização do evento divulgou nesta quarta-feira (20) que um debate fará parte dos eventos de celebração do centenário de Amado, que será comemorado em agosto.

Com mediação do jornalista Edney Silvestre, Carrasco e Ribeiro discutirão a obra do autor do romance "Gabriela Cravo e Canela" como parte da programação da Casa de Cultura.

O ingresso para assistir ao debate, que será realizado no dia 5 de julho (quinta-feira), às 11h30, custa R$10 e é vendido uma hora antes do evento. Para atividades gratuitas, é necessário retirar ingressos na Casa da Cultura uma hora antes.

PROGRAMAÇÃO

De 4 a 8 de julho, 17 encontros, entre leituras, peças de teatro, bate-papos, filmes e lançamentos de livro compõem a programação paralela da Flip. Com curadoria de Miguel Conde, as atividades vêm somar-se à programação principal da Tenda dos Autores.

A jornalista e escritora britânica Annalena McAfee e o cineasta espanhol David Trueba são alguns dos nomes internacionais convidados. O premiado escritor português José Luís Peixoto volta à Flip para fazer, pela primeira vez, uma leitura pública integral de "Morreste-me", escrito logo após a morte de seu pai.

Participantes da programação principal da Tenda dos Autores, Javier Cercas, Stephen Greenblatt e Silvia Castrillón participam também de debates na Flip-Casa da Cultura, permitindo um contato mais intimista com o público.

Autor homenageado da Flip 2012, Carlos Drummond de Andrade é tema de uma série de atividades. A exposição "Faces de Drummond" ocupará o segundo andar do espaço e fica em cartaz ao longo de todo o mês de julho, propondo uma leitura abrangente sobre a vida e obra do poeta.

No sábado, dia 7, de manhã, o compositor e poeta Hermínio Bello de Carvalho relembra sua proximidade e correspondência com o amigo itabirano. Finalmente, Drummond é tema da encenação de "Cartas de Maria Julieta e Carlos Drummond de Andrade", monólogo com a atriz Sura Berditchevsky, baseado na troca de correspondências e na intensa relação entre o poeta e sua filha.

A apresentação Noites de Cinema exibirá três longas metragens recentes de diretores brasileiros: "Mr. Sganzerla - Os signos da luz", de Joel Pizzini, sobre o diretor do cinema marginal paulistano; "Ex-Isto", de Cao Guimarães, baseado na obra Catatau, de Paulo Leminski e "Daquele instante em diante", de Rogerio Velloso, sobre a vida do músico Itamar Assumpção.

Veja a programação completa da Flip no site.


Fonte: Site Folha Ilustrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário