sábado, 7 de julho de 2012

Gal Costa poderia ter sido Gabriela




Tão definitiva quanto a atuação de Gabriela feita por Sonia Braga é a interpretação de Gal Costa para a “Modinha para Gabriela”, de Dorival Caymmi. Mas por pouco ela não foi bem mais que a voz oficial da musa de Jorge Amado. “Na época em que a Globo fez a primeira versão de ‘Gabriela’, Daniel Filho me convidou para fazer o papel de Gabriela como atriz. Fiquei com medo porque sempre me achei mais cantora do que atriz. Poderia ter aceito, eu era a encarnação da Gabriela. Sonia Braga fez o papel com uma beleza e verdade incríveis. Eu cantei a música do mestre Caymmi e minha voz ficou sendo dela”, conta Gal.

‘Modinha’ é só dela /Talvez por isso seja impossível imaginar as aventuras daquela mulher à frente de seu tempo sem a trilha de Gal. Também talvez por isso a cantora seja a única a “interpretar” Gabriela duas vezes. Sua voz voltou a cantar o balanço faceiro da baiana agora vivida por Juliana Paes. E a artista garante que seria impossível outro cantar a música.

“Não é questão de ciúme. Jorge Amado disse para mim que os personagens dele poderiam ter muitas almas, mas a voz sempre seria a minha. Acho que todos sentem dessa maneira. Eu sou a voz de todos os personagens de Jorge Amado — explica. Sua versão para “Modinha para Gabriela” tocou tanto, tanto que não fosse sua interpretação e a letra de Caymmi dava para dizer que ela é do tipo chiclete. Mas Gal jura que não enjoou de cantá-la. 

“Jamais tive esse sentimento. Até hoje amo essa música”,  jura. E, de 1975 para cá, quando foi ao ar a primeira versão da novela, o que será que mudou na vida da cantora? Hoje, ela parece mais reclusa do que antigamente...“Eu me acho muito Gabriela, mas sempre fui quieta, caseira. Morei em Salvador muitos anos e acabei afastada dos grandes centros pela distância”,  garante. E, em casa, gostou do pouco que viu do remake assinado por Walcyr Carrasco.

“Assisti a apenas dois capítulos e aprovei, sim. Vejo novela quando gosto. Vou assistir mais vezes. Está muito bem feita e amo aquela música do Tom Jobim (“Tema de Amor de Gabriela”)  no fim. Dá muita saudade da época em que tínhamos música de qualidades nas novelas”, diz Gal.

Fonte: Site Jornal Bom Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário