quarta-feira, 4 de julho de 2012

O Sumiço da Santa vai para os palcos

Fernando Guerreiro


Foi anunciada uma nova peça baseada em uma obra de Jorge Amado: O Sumiço da Santa. O espetáculo será dirigido por Fernando Guerreiro, que já fez a montagem da peça Dona Flor e seus Dois Maridos, em homenagem aos 80 anos do escritor.

O Sumiço da Santa terá estreia a partir de agosto como comemoração ao centenário de Jorge Amado e conta com um elenco formado apenas por atores baianos. É a primeira vez que essa obra é adaptada para o teatro.




"Às vésperas da abertura de uma grande exposição de arte sacra, chega a Salvador, vinda de Santo Amaro da Purificação, uma preciosa imagem de santa Bárbara. Assim que desembarca na capital, a santa desaparece, deixando polícia, autoridades e imprensa em polvorosa.

Publicado originalmente em 1988, O sumiço da santa narra os dois dias que se seguem ao misterioso desaparecimento da imagem. Para complicar o caos reinante, uma equipe da televisão francesa chega a Salvador para rodar um documentário sobre a cultura baiana, o que acaba suscitando um Carnaval fora de época, com direito a trio elétrico, sessão de candomblé e festival de capoeira.

Com maestria, Jorge Amado entrelaça inúmeras histórias, misturando personagens fictícios com ícones da cultura baiana - todos movendo-se freneticamente sob a égide de Iansã/santa Bárbara. O eixo narrativo, paralelamente ao sumiço da santa, é o embate entre duas mulheres notáveis: a católica e puritana Adalgisa, filha de negra com espanhol, e sua fogosa sobrinha adolescente Manela, adepta do candomblé.

Qualificado de "história de feitiçaria" por seu autor, o livro merece figurar ao lado de Os pastores da noite e Tenda dos milagres como um dos grandes libelos de exaltação do sincretismo religioso e da mestiçagem cultural."

Nenhum comentário:

Postar um comentário