sábado, 11 de agosto de 2012

Centenário de Jorge Amado é destaque na programação da TV Brasil




Autor de obras-primas da literatura brasileira, Jorge Amado completaria 100 anos nesta sexta-feira (10). Para homenagear o ilustre baiano, o programa Paratodos, da TV Brasil, deste sábado (11), às 19:30h, apresenta os encantos da Bahia, que sempre inspirou o escritor. Já o Caminhos da Reportagem, da última quinta-feira (09), exibido pela mesma emissora, desvendou as facetas do autor de Mar Morto, Capitães da Areia e Tenda dos Milagres dentre dezenas de outros livros. Os vídeos deste programa especial sobre o ilustre baiano podem ser acessados aqui

Referência na literatura nacional, Jorge Amado é o autor que teve mais obras adaptadas para a televisão brasileira. No rol dos sucessos estão novelas do porte de Tieta do Agreste e Gabriela, Cravo e Canela, além de minisséries como Teresa Batista e Dona Flor e Seus Dois Maridos. 

O cinema e o teatro também conheceram dezenas de adaptações da produção literária de Jorge Amado. Ele é um dos autores brasileiros mais publicados no mundo e sua obra já foi traduzida para 49 idiomas em 55 países.

O Caminhos da Reportagem mostrou que Jorge Amado não tinha apenas uma, mas várias regras, manias, fases, horários e lugares para escrever. A capacidade de observar o ser humano permitia ao escritor desenvolver uma série de personagens a partir do cotidiano: do pescador ao artista, do amigo filósofo à dona do bordel que frequentava quando moleque, qualquer pessoa que passasse pelo campo de interesse de Jorge Amado corria o risco de acabar nas páginas de seus livros. Ele próprio era um personagem que se apaixonava pelos protagonistas, ria deles e para eles.

O programa jornalístico trouxe ainda curiosas histórias do escritor percorrendo momentos importantes de sua vida como a inspiração em Ilhéus, as desilusões com o comunismo, as diversões em viagens à Europa e o amor por Zélia Gattai. Romancista de renome mundial, Jorge Amado gostava, acima de tudo, de contar uma boa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário