terça-feira, 7 de agosto de 2012

Duas peças baseadas em obras de Jorge Amado



As unidades do Sesi Osasco, São Bernardo do Campo, Santo André e Mauá apresentam a peça “O Gato Malhado e A Andorinha Sinhá”, da obra de Jorge Amado. As apresentações, realizadas pelo Grupo 59 de Teatro, acontecem entre 3 e 20 de agosto, com entrada Catraca Livre.
A montagem, que resgata a tradição dos antigos contadores de histórias, mostra o amor impossível entre um gato malhado e uma linda andorinha. Como únicos elementos cênicos, o coletivo de atores assume personagens e narração, num jogo teatral lúdico e recheado de canções, que mescla humor e lirismo para contar uma surpreendente história de amor e intolerância às diferenças.
Confira a programação:
Dia 17, às 15h, e dia 18, às 16h
Sesi Santo André – Praça Doutor Armando Arruda Pereira, 100 – Santa Teresinha
Dia 19, às 16h, e dia 20, às 10h
Sesi Mauá – Av. Presidente Castelo Branco, 255, Jardim Zaíra
Fonte: Portal Catraca Livre UOL

Em Ilhéus ensaio aberto da peça “Capitães da Areia” marca centenário de Jorge Amado
O ensaio aberto do espetáculo teatral baseado no livro “Capitães da Areia”, um dos grandes sucessos do escritor Jorge Amado, será um dos destaques do projeto cultural ‘Amar Amado’’. A apresentação, com direção de Elisa Mendes, acontece no dia 12 de agosto, às 20h, no Teatro Municipal de Ilhéus e faz parte da extensa programação de atividades de teatro, literatura, música, dança, cinema, gastronomia e artes plásticas e visuais que marcam o centenário do autor. O festival, promovido pela Prefeitura de Ilhéus através da Fundação Cultural do município e da produtora Maná Produções, ocorre entre os dias 04 e12 de agosto.
O livro Capitães da Areia foi lançado por Jorge Amado em 1937. Como centrava a ação na vida de menores abandonados da cidade de Salvador, mostrando as diferenças de classe,concentração de renda e os efeitos da marginalidade nos jovens, chegou a ter quase mil exemplares queimados em praça pública pelo governo da Bahia da época.Muitas cópias também foram apreendidas no Rio de Janeiro - foi acusada de ser uma obra “comunista” e “nociva à sociedade”. Mas isso não foi suficiente para fazer os brasileiros esquecerem do protagonista Pedro Bala, filho de um grevista morto que sobrevive de pequenos furtos que divide com seus amigos pobres, que vivem na rua e formam o bando que dá título ao trabalho.
A apresentação da peça promete ser um dos pontos altos da programação do centenário, que deve atrair mais de 500mil pessoas da região e milhares de visitantes de todo o Brasil e do mundo. “O festival será o ápice das comemorações em homenagem a Jorge Amado. Ilhéus é o palco ideal para celebrar os 100 anos de um dos mais importantes escritores da literatura brasileira”, conclui o diretor da Maná Produções, André Guimarães.

Fonte: Site A Crítica de Campo Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário