quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Fotógrafo faz homenagem a Jorge Amado unindo literatura e fotografia


Criador do Paraty em Foco – Festival Internacional de Fotografia, hoje considerado o maior evento Cultural do segmento no Brasil, Giancarlo Mecarelli começou sua carreira em agências de publicidade em São Paulo como ilustrador. Logo, como diretor de arte, trabalhou, entre as décadas de 70 e 80, fazendo trabalhos ousados que abusavam da criatividade. Era sua maneira de suprir a ausência do Photoshop e de outros editores de imagem que só viriam a surgir muitos anos depois.

Mais tarde, já como fotógrafo, na Itália ficou conhecido por idealizar e executar imagens que mais pareciam ilustrações do que fotos devido à riqueza de detalhes, ao cuidado com a composição e às produções caprichadas. Essas características, que se tornaram sua marca pessoal desde aquela época e ainda estão presentes em seu trabalho, poderão ser conferidas na exposição Beleza Afro Brasileira, sua mais recente produção, em cartaz na Panamericana Escola de Arte e Design a partir de 14 de agosto.

A mostra é uma reedição da série de mesmo nome exibida na Galeria Zoom em 2006, durante a FLIP, e reúne cerca de 30 fotos, na maioria inéditas. O conceito desta exposição tem seu foco na beleza da mulher afro-descendente. Essa percepção estética é materializada a partir de retratos de mulheres que fazem trabalhos cotidianos diversos e que vencendo a timidez posaram despidas pela primeira vez para um fotógrafo profissional.

As imagens ganham ainda mais impacto ao serem exibidas ao lado de trechos de obras de Jorge Amado (selecionados pelo escritor Ovídio Poli Junior), criando um diálogo entre fotografia e literatura, na forma de uma homenagem ao centenário de Jorge Amado que será completado em agosto deste ano. A intenção foi mostrar a proximidade que há entre o universo feminino contido na obra do escritor baiano e a beleza das mulheres negras que compõem a paisagem humana brasileira.

Entre os destaques da exposição uma fotografia inédita: uma Eva Negra. Fazendo alusão à narrativa de Adão e Eva, Mecarelli fotografou uma versão negra da figura histórica, tradicionalmente representada na cor branca, envolta por uma cobra. A execução da foto foi feita durante um ensaio aberto ao público, intitulado de Making Of, no qual cerca de 50 pessoas puderam acompanhar os bastidores deste trabalho de Mecarelli.

SERVIÇO: Exposição ‘Beleza Afro-brasileira’, de Giancarlo Mecarelli

Data: a partir de 14 de agosto
Local: Panamericana Escola de Arte e Design
Endereço: Avenida Angélica, 1900, Higienópolis, São Paulo
Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª das 9h às 21h; Sábado das 9h às 12h; Domingo não abre.
Grátis
Mais informações: (11) 3887-4200 ou pelo site: www.escola-panamericana.com.br

Fonte: Site Visto Livre UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário