segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Jorge Amado, 100 anos na Fundação José Saramago



Confira as informações sobre as comemorações do centenário de Jorge Amado pela Fundação José Saramago, através do texto publicado no site da Fundação.


Na próxima sexta-feira, 10 de agosto, cumprem-se 100 anos sobre o nascimento do escritor brasileiro Jorge Amado, o autor de Capitães da Areia (1937) e Gabriela, Cravo e Canela (1958). É um momento certo para festejarmos a literatura e a amizade.

No terreiro em frente à Casa dos Bicos, teremos pelas 18h00 uma apresentação do grupo Arte Pura Capoeira. A seguir, no auditório da Casa dos Bicos, haverá uma sessão de música e leituras encenadas pela atriz Vera Barbosa, acompanhada pelo violonista João Maló. No mesmo espaço, recordamos o escritor baiano com uma exposição de livros, fotografias, correspondência trocada com José Saramago, filmes e música.

Tudo começou com uma vizinha brasileira que bateu à nossa porta há poucas semanas para propor uma celebração dos 100 anos de Jorge Amado. Paulista e dona de um currículo extenso, Vera Barbosa vive muito perto da Casa dos Bicos e tinha pensado numa sessão intimista, com textos e canções.

A sugestão não podia ter sido mais acertada: Jorge Amado e José Saramago foram amigos, cruzaram-se em vários pontos do mundo, visitaram-se mutuamente, trocaram cartas, confidências, opiniões. Admiravam a obra literária um do outro.

A visita de Vera desencadeou uma série de ideias que fomos conseguindo pôr em prática com a cumplicidade de velhos e novos amigos. Sabendo que agosto é um mês difícil para organizar atividades em Lisboa, decidimos fazer agora uma festa e deixar para o outono iniciativas de cariz mais institucional.

Do Brasil – da Companhia das Letras e da Fundação Casa Jorge Amado – vieram as obras completas, fotografias, gravações, e até fitinhas à maneira do Bonfim, com frases de Jorge Amado. Ao acervo da Fundação fomos buscar cartas trocadas entre os dois escritores e mais fotografias, além das que estão visíveis n' “A Semente e os Frutos”, a exposição que inaugurámos no dia em que abrimos as portas da Casa dos Bicos, a 13 de junho último. Aos restaurantes da vizinhança propusemos que sirvam comidas e bebidas brasileiras na tarde e noite de 10 de agosto.

Vera Barbosa, a atriz, música e encenadora paulista, chegou a Lisboa há poucos meses, depois de feito a Curadoria e a direcção artística do Projeto Encontros do Metrô de São Paulo. Vive entre Lisboa e São Paulo, onde desenvolve trabalho em diferentes áreas artísticas, frequentemente em relação com a literatura. Entre muitos outros projetos, foi assistente de realização da série Os Maias, adaptação do romance homónimo e de A Relíquia de Eça de Queirós por Maria Adelaide Amaral para a TV Globo. É ela a autora do guião para a sessão de Cem anos de Jorge Amadoque apresenta no auditório da Fundação Saramago na 10 de agosto.

André Luiz Vieira, o Contramestre E.T. da Arte Pura Capoeira e Danças Brasileiras, que recentemente montou um espetáculo baseado nos Capitães da Areiade Jorge Amado, organizou em pouco tempo o espetáculo que nos vai trazer. Profissional com longa carreira e contramestre de capoeira na Casa do Brasil em Lisboa, ele reserva tempo para voluntariado na Associação de Solidariedade Social do Alto da Cova da Moura, na Amadora.

A montagem da festa não estaria completa sem uma identificação gráfica: o designer Jorge Silva foi paciente com as nossas ideias, hesitações e projetos mais ou menos realizáveis. O resultado é simples e direto como o é sempre o deste profissional experiente. Uma imagem que poupa muitas palavras: Jorge Amado e José Saramago, sentados à conversa em Salvador da Baía.

JORGE AMADO, 100 ANOS
10 de agosto de 2012, 18h00
Fundação José Saramago, Casa dos Bicos
Entrada livre sujeita à lotação da sala

Nenhum comentário:

Postar um comentário