sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Centenário de Jorge Amado é tema de selo




Em homenagem ao centenário de nascimento do escritor baiano Jorge Amado, foi lançado, no último sábado (10), o selo comemorativo especial durante a 21.ª Exposição Filatélica Luso-brasileira (LUBRAPEX). O selo faz parte das emissões “A Força da Língua Portuguesa”, que enaltecem grandes escritores brasileiros e portugueses. O lançamento ocorreu em quatro cidades: Salvador (BA), São Paulo (SP), São José do Rio Preto (SP) e Itabuna (BA), cidade natal do escritor.

Em Salvador, o lançamento aconteceu na Fundação Casa de Jorge Amado, uma das principais instituições dedicadas à preservação e divulgação da obra do escritor. Entre os presentes estavam o diretor regional dos Correios da Bahia, Claudio Morais Garcia; o presidente da Academia Baiana de Letras, Aramis Ribeiro Costa; e o presidente da fundação, Arthur Guimarães Sampaio.

O selo destaca a figura do escritor, a fachada da Fundação Casa de Jorge Amado e uma figura de mulher, simbolizando uma de suas personagens mais conhecidas do livro Gabriela, Cravo e Canela.

Jorge Amado é um dos mais importantes escritores do século XX e, somente no Brasil, teve mais de 20 milhões de livros vendidos. No exterior, foi publicado em 60 países, com 49 traduções, e teve exemplares editados em braille e em formato de audiolivro. Seus títulos de maior sucesso são Capitães da Areia, Dona Flor e Seus Dois Maridos, Gabriela, Cravo e Canela, A Morte e a Morte de Quincas Berro Dágua e Tieta do Agreste. Estas e outras histórias já receberam adaptações para teatro, cinema e televisão.

Fonte: Blog dos Correios

Nenhum comentário:

Postar um comentário